segunda-feira, 29 de abril de 2013

sábado, 27 de abril de 2013

sexta-feira, 26 de abril de 2013

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fuxico - Porquê!

Qual a história e a origem do Fuxico

Uma pequena pesquisa na net e temos a resposta

A História do Fuxico


" O "Fuxico" é uma tradição brasileira que remonta ao período colonial. Trata-se de uma técnica artesanal de reaproveitamento das sobras de tecidos que eram, na época, artigos de luxo, sendo portanto, uma das primeiras formas do que hoje chamamos de "reciclagem de materiais".

O fuxico, de idade secular, tem a sua criação atribuída (cogitada) aos escravos africanos, entretanto, eles se popularizam dentro do universo do patchwork no início do século 20. Um pequeno círculo colorido, com as extremidades alinhavadas e franzidas inspira a criação de pequenos enfeites e adereços até a composição de peças grandes como colchas.
O fuxico é um artesanato de patchwork típico que está presente em todas as regiões brasileiras. O termo “fuxico” em português é sinônimo de “fofoca” (cochicho) e, segundo o folclore local, ele recebeu este nome, uma vez que as mulheres se reuniam para costurar e ao mesmo tempo “cochichar” sobre a vida alheia.
Ao coser os retalhos com pontos largos - os alinhavos - enquanto, senhoras e escravas deleitavam-se com suas peculiares "conversas" e " mexericos", eram criadas verdadeiras obras de arte em peças do vestuário e enxoval.
O fuxico esteve associado a classe social de baixa renda e/ou a comunidades rurais. De uma década para cá, com o surgimento da customização e a introdução do patchwork na moda e decoração, é que ele começou a ser valorizado. "

Fonte: http://www.vestemoda.com.br/pagina/ver_materia/titulo/a_historia_do_fuxico/



Fuxico almofadado em tecido




terça-feira, 23 de abril de 2013

domingo, 21 de abril de 2013

Caixa madeira com tampa em tecido


Caixa de madeira pintada com tampa almofadada e forrada a tecido


Caixa madeira com tampa em tecido





sexta-feira, 19 de abril de 2013

sábado, 13 de abril de 2013

Presentes para os amigos


Bookmarks Origami

Envelopes para presentear os marcadores de origami


Marcador de livro em origami (Gueixa)










sábado, 6 de abril de 2013

Como se forma uma Pérola



A formação natural de uma pérola resulta de um sistema de defesa do organismo do molusco contra invasores externos, que pode ser um grão de areia, ou parasitas. É uma espécie de irritação, e como defesa o molusco liberta uma substância chamada nácar, que se deposita em redor do invasor, formando camadas lisas e compactas.
 
O processo de cultivo leva em média 3 anos, embora o ideal seria 4 anos (ela fica cada vez maior e consequentemente mais cara).
 
Nem todas as ostras formam pérolas, e só as redondinhas é que têm maior valor comercial.
As mais comuns são as semirredondas, e em forma de gota.
 
A sua cor, que varia entre branco, rosa, salmão, azul esverdeada, prateado, dourado e negro deve-se a proteínas ou a própria cor interna da concha. Dai que as ostras que dão pérolas negras são as de cores escuras. 

As mais raras são originárias do Tahiti, mas também são encontradas nas águas tropicais da Indonésia e nas Filipinas.



















Fonte : http://bennefattoblog.com/2011/07/