domingo, 6 de janeiro de 2013

1000 Tsurus - Sadako Sasaki


"Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer 1000 origamis da garça japonesa ou grou (tsuru) teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki "




Experimente é só seguir o diagrama de dobragens

http://origami.paginas.sapo.pt/tsuru.htm




Uma das estátuas de Sadako Sasaki
Fonte:
mundo-nipo.com
"Sadako Sasaki, foi uma garota japonesa que morou em Hiroshima, quando a bomba atômica foi lançada. Ela tinha somente 2 anos de idade quando se tornou uma hibakusha (vítima da bomba atômica).

Em 3 agosto de 1955, Chizuko Hamamoto, amiga de Sadako, visitou-a no hospital e fez para ela um origami de um grou (tsuru). Chizuko conta a Sadako a lenda popular japonesa, onde quem faz 1000 grous de origami, tem direito a um desejo. Desde então, Sadako passou a fazer todos os dias tsurus, sempre com o mesmo pedido, se curar e voltar a viver normalmente.
Sadako consegui fazer 646 grous de papel e após a sua morte, os seus amigos fizeram mais 354, para que ela fosse enterrada com 1000 Tsurus.

Sadako morreu no dia 15 de outubro de 1955, seus amigos pediram dinheiro a várias pessoas para erguer um monumento em sua memória, no Parque da Paz, e lá gravaram as seguintes palavras,
 " Este é o nosso grito, esta é a nossa oração, Paz na terra".





  • Tsuru  ”A lenda”
  • Em memória de Sadako Sasaki



Ler mais em Mundo-Nipo




Sem comentários:

Enviar um comentário